sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"A Rainha Branca"

"A Rainha Branca", o primeiro volume da trilogia de Philippa Gregory sobre a Guerra das Rosas, alia o rigor histórico a romance e, inesperadamente, a magia. Para mim, é perfeito. Não há momentos aborrecidos, apesar da atenção que nos é exigida para os tramas da política da época em Inglaterra, e é, simplesmente, genial.
A época de que o livro trata não é familiar para os leitores portugueses, mas depressa nos contextualizamos. Trata-se da Guerra das Rosas, que implicou uma série de batalhas devido à disputa entre a casa de Iorque e a de Lencastre pelo trono. Elizabeth Woodville, uma bonita e jovem viúva com dois filhos, atrai a atenção de Eduardo de Iorque, da facção inimiga à sua, para obter favores sobre propriedades que o marido perdera. Ambos se apaixonam, casam clandestinamente, e, quando Eduardo alcança o trono, Elizabeth eleva o estatuto da sua família. Desde esse passo, vão estar enredados numa teia de jogos de poder. Com uma "pequena ajuda". Pois, ora acontece que a mãe da nossa personagem descende de uma deusa das águas francesa, Melusina, de quem herdaram dotes de feitiçaria.
Philippa Gregory tem a capacidade de nos transportar para a época. Com aquela pequena dose de magia, adicionou um encanto especial ao livro, além do toque lendário que a autora consegue dar à figura do "Rei" e da "Rainha", pessoas consideradas acima de qualquer mortal e consagradas por Deus. 
Desengane-se quem pense que este dotes "gregoryanos" se ficaram por "Duas Irmãs e um Rei". Depois das minhas tentativas frustradas para ler "A Outra Rainha" tive sérias reservas em relação a este, mas valeu a pena a leitura.


Sinopse:
A história do primeiro volume de uma nova trilogia notável desenrola-se em plena Guerra das Rosas, agitada por tumultos e intrigas. A Rainha Branca é a história de uma plebeia que ascende à realeza servindo-se da sua beleza, uma mulher que revela estar à altura das exigências da sua posição social e que luta tenazmente pelo sucesso da sua família, uma mulher cujos dois filhos estarão no centro de um mistério que há séculos intriga os historiadores: o desaparecimento dos dois príncipes, filhos de Eduardo IV, na Torre.

Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 448
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722630122

2 comentários:

  1. gostei ;)

    lembro-me do teu problema com a "outra" :P Sabes que este livro esta na minha lista para ler. Ja que adoro esta parte da história inglesa ;)

    ResponderEliminar