quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

"A Estranha Viagem do Senhor Daldry", Marc Levy

Esta foi uma leitura viciante, ou não fosse acompanhada por um toque de mistério ao longo dos capítulos. Neste livro acompanhamos a viagem de Alice e do sr. Daldry a Instambul, e não só...
Alice é uma rapariga com um dom: é um "nariz". Para esta personagem londrina, o sentido mais importante é o olfacto e mantém a sua rotina entre a criação e o estudo dos seus perfumes, e as saídas com o grupo de amigos. Até ao dia em que uma vidente prediz que necessita de viajar até à Turquia para encontrar o homem que mais contará na sua vida...
E foi neste ponto do livro que me surgiram algumas perguntas. Será que devia dar ouvidos a uma mulher que nunca viu na vida? Não será isto demasiado lamechas? Aliás: será que Alice sabe quem é, na realidade?
O sr. Daldry, o vizinho solitário que pinta quadros com cruzamentos, financia a viagem e acompanha-a, dando azo a algumas gargalhadas. É talvez a personagem mais marcante. É excêntrico, com atitudes inesperadas que só mais tarde compreendemos (e deixo a nota para as cenas em que interage com Can, o "melhor guia de Instambul").
Foi um livro de que me agarrou e recomendo-o. A história é original e a acção desenrola-se sem tempos mortos. Fiquei com vontade de conhecer melhor a obra de Marc Levy.
 
Boa viagem!
 
 
 
Sinopse:
 
«Há duas vidas em ti, Alice. A vida que tu conheces e uma outra que te espera há muito tempo. Estas duas existências não têm nada em comum. O homem de que te falei ontem encontra-se em algum lugar dessa outra vida, e nunca estará presente na vida que levas atualmente. Terás de encontrar seis pessoas antes de chegar até ele. Partir ao encontro dele obrigar-te-á a fazer uma longa viagem. Viagem durante a qual descobrirás que nada daquilo em que acreditavas é verdadeiro.»

Londres, 1950
Alice leva uma existência tranquila entre o seu trabalho como criadora de perfumes, que a apaixona, e o seu grupo de amigos, todos eles artistas nas horas vagas. No entanto, na véspera de Natal, a sua vida vai sofrer um abanão. Durante um passeio a uma feira em Brighton, uma vidente prediz que irá viver uma aventura, em busca de um passado misterioso. Alice não acredita nela, mas também não consegue esquecer as suas palavras; subitamente as suas noites passam a ser povoadas de pesadelos, que lhe parecem tão reais como incompreensíveis.
O seu vizinho, o senhor Daldry, um gentleman excêntrico e celibatário empedernido, convence-a a levar a sério a predição da vidente e a encontrar as seis pessoas que a conduzirão ao seu destino.
De Londres a Istambul, Alice e o senhor Daldry partem na sua estranha viagem
 
Edição/reimpressão:
Páginas:240
Editor:Contraponto
ISBN:9789896661243
 

1 comentário: