quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

"O Leão Escarlate", Elizabeth Chadwick

Há neste mundo um tipo de livro que é tão bom que me deixa sem palavras. Não que este tenha sido uma paixão à primeira vista. Quantas vezes o tentei ler? Umas duas. À terceira foi de vez.
Isabel e Wiliiam Marshal, baseados em personagens da História de Inglaterra, pareciam-me demasiado nobres, o típico casal modelo com a família perfeita, mas ao longo do livro mudei de ideias. São apresentados como humanos, com as suas dúvidas, os seus defeitos. William, dividido entre o dever à família e o dever ao Rei João, e Isabel em permenente sobressalto e encarregue de gerir propriedades sempre que o marido parte em campanha. As personagens chamaram-me a atenção, mas o estilo de escrita da autora é que me deixou fã. É quase cinematográfico. Pormenores históricos, ficção e descrições de ambientes entrelaçam-se e, por momentos, senti-me "dentro" do livro.
Recomendo e muito para os amantes de bons romances históricos.

Boa viagem!
 

Sinopse:

A coragem e lealdade de William Marshal como cavaleiro ao serviço da casa real inglesa foram recompensadas com a sua união a Isabelle de Clare, uma rica herdeira de propriedades na Inglaterra, Normandia e Irlanda.
Mas a segurança e felicidade do casal são destruídas quando o rei Ricardo morre e é sucedido pelo irmão João, que toma os filhos de Marshal como reféns e apropria-se das suas terras. O conflito entre os que permanecem leais e os que se irão revoltar contra as injustiças ameaça destruir o casamento de William e Isabelle e arruinar as suas vidas. William terá que optar por um caminho desesperado que o poderá levar à governação do reino. E Isabelle, receando pelo homem que é a luz da sua vida, terá que se preparar para enfrentar o que o futuro lhes reserva.


Edição/reimpressão: 2
Páginas: 448
Editor:Edições Chá das Cinco
ISBN:9789898032478
 
 


4 comentários: