sábado, 25 de fevereiro de 2012

"A Casa dos Amores Impossíveis"

A família Laguna está amaldiçoada: as mulheres estão destinadas a sofrer por amor e a dar à luz outras mulheres com o mesmo destino. Esta é a premissa de "A Casa dos Amores Impossíveis", de Cristina López Barrio, passado em Espanha, ao longo do século XX.
É numa linguagem luxuriante como o jardim da mansão vermelha das Laguna que acompanhamos a vida e o (des)amor de gerações de mulheres mal-vistas pela sociedade da pequena vila castelhana onde vivem. São mulheres revoltadas com o destino que lhes calhou e que vivem na expectativa de se vingarem... Até ao dia em que nasce um rapaz Laguna. Santiago mudará o destino da família?
Na primeira vez que vi o livro associei-o automaticamente a Isabel Allende e Gabriel García Márquez (o que se deveu em parte à capa com motivos exóticos, mas isso é outra história), mas vale por si só. A autora tem uma forma muito própria de escrever, que mistura sentidos e sensações e é realismo mágico em alto nível, onde fantasmas, sonhos premonitórios e cheiros persistentes se cruzam com o quotidiano.  E também muita coisa bizarra, como um estranho costume de comer terra de sepultura e insectos de algumas personagens ou o amor canibal de Bernarda por Clara Laguna, que consegue revolver-nos o estômago. É um livro sobre o amor, vingança, as peculiaridades de uma família, pessoas especiais e magia, muitas vezes trágico, mas que recomendo. 
Cristina Lopez Barrio é uma contadora de histórias e tanto.


Sinopse:

Clara Laguna é uma bela jovem de olhos dourados,cuja vida está marcada pelo destino.Quando se apaixona por um caçador,a sua mãe avisa-a da maldição que impera sobre as mulheres Laguna:estão condenadas a sofrer por amor e a conceber mulheres que padecerão do mesmo mal. Depois de Clara engravidar,o caçador abandona-a e esta decide,por vingança, abrir um bordel na casa que ele lhe oferecera.É nesta mansão que a jovem dará à luz a sua filha Manuela. Num registo literário marcado pelo ambiente de realismo mágico que só os grandes escritores conseguem, vamos acompanhando a saga desta família. Uma história mágica e apaixonante que desperta os sentidos. Na tradição de Isabel Allende e Gárcia Marquez, o melhor do realismo mágico num livro que não deixará ninguém indiferente.Uma história mágica e fascinante repleta de amor,ódio,vingança e tragédia,na linha das sagas familiares da literatura.

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 396
Editor: Noites Brancas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"O Jardim dos Segredos"

Surpreendente e com um ritmo contínuo, "O Jardim dos Segredos", de Kate Morton, mantém-nos em suspenso até ao último capítulo. 
A busca do verdadeiro passado de Nell, encontrada sozinha num cais australiano com apenas 3 anos, dá o mote ao enredo, neste livro belíssimo, onde são intercaladas três épocas distintas. Acompanhamos principalmente as histórias de Nell, frustrada com o segredo que o pai lhe revelou e em busca do seu "eu", em 1975; Cassandra, a neta que, em 2005, vai resolver o mistério; Eliza, no final do século XIX, a autora de contos de fadas que revelam mais do que imaginamos; a da frágil Rose e a sua mãe, Adeline Montrachet, preocupada com a imagem e honra aristocrática da família. E mais não conto, ou perde a piada toda. É um livro sobre segredos de família, acima de tudo.
Foi a minha estreia de Kate Morton e fiquei rendida. Apesar do início deprimente, ela compensa-nos. Desde a mansão na Cornualha com o jardim quase encantado resguardado pelo labirinto às ruelas escuras da Londres do Estripador, passando pela luminosa Austrália, cria ambiente e atmosfera. Sentimo-nos lá e as personagens são muito bem caracterizadas, mesmo as secundárias, como a srª Swindell, que poderia ser uma vilã à Charles Dickens, e o tio Linus Montrachet, tão obcecado com a irmã que enoja. A utilização dos contos de Eliza com um significado obscuro que entrevemos ao longo da história foi um um factor genial: está tudo lá.
Foi uma óptima leitura...


Sinopse:

Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.

Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.

Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida.

Edição/reimpressão:
Páginas: 552
Editor: Porto Editora