quarta-feira, 24 de julho de 2013

"O Circo dos Sonhos", Erin Morgenstern

"O Circo dos Sonhos" é, simplesmente, mágico. Há que aplaudir a autora por este feito. Conseguiu criar uma história de amor linda e um universo envolvente com personagens cativantes do qual não apetece sair. E nós próprios nos tornamos espectadores - literalmente.
Este é também um exemplo de que a "palha" é completamente dispensável. Consegui criar empatia com o pequeno Bailey ou com Herr Thiessen sem necessitar de quilos de páginas sobre eles. Da mesma forma, o romance que se desenrola entre Celia e Marco, os dois mágicos, consegue parecer enternecedor sem doses de diálogos de alcova (blagh).
Outro ponto a favor vai para a forma como o livro foi editado, com capítulos pequenos, alternando personagens. O ritmo de leitura torna-se muito mais rápido e a própria história, apresentada por vários pontos de vista, torna-se mais interessante. Acompanhamos o gosto de Herr Thiessen pelo circo e o surgimento dos "rêveurs"; a amizade que o pequeno Bailey toma por Poppet e Widget; a mágoa de Isobel, apaixonada por Marco, e as reacções dos responsáveis pelo "Cirque des Rêves", à medida que notam que algo não bate certo. Tudo tem  um preço.
Posto isto, só tenho a dizer/escrever que o livro é realmente uma grande estreia de Erin Morgenstern.
 

Sinopse
 
Para mais informações sobre a escritora cliquem aqui. Sabiam que a própria Erin criou um baralho de Tarot a preto e branco? Interessante...

3 comentários:

  1. Respostas
    1. É curioso, já que o baralho que a Isobel usa no circo é a preto e branco :D http://erinmorgenstern.com/2011/05/this-is-about-the-phantomwise-tarot/

      e podemos ver algumas imagens aqui: http://www.alchemywebsite.com/tarot/art_tarot15.html

      Eliminar
  2. Concordo com tudo. Uma óptima leitura :D

    ResponderEliminar