terça-feira, 16 de junho de 2015

"Luz e Sombras", Anne Bishop

A minha opinião sobre o segundo volume da trilogia "Os Pilares do Mundo", de Anne Bishop, é suspeita. Muito. Adorei conhecer este universo e "Luz e Sombras" veio destacar as particularidades que tanto me atraíram.
AVISO: SPOILERS AO PRIMEIRO LIVRO VÃO ESTAR PRESENTES
 NOS PRÓXIMOS PARÁGRAFOS!
Neste volume conhecemos melhor os Fae do ocidente, que têm uma mentalidade diferente dos irmãos das outras regiões. Somos também aproximados de personagens já conhecidas, como o Bardo e a Musa, que viajam para alertar sobre o perigo que os portadores de magia correm, e Ashk, a Senhora da Floresta, que tem um papel mais vincado. Da mesma forma conhecemos personagens novas bem promissoras, como o jovem Barão Liam e a meia-irmã, Breanna, ou Padrick.
O Inquisidor-Mor pode ter saído fragilizado em "Os Pilares do Mundo", mas mantém a crueldade que o caracteriza ao ponto de todas as mulheres puderem ser vítimas de novas formas de "controlo" desenvolvidas pelos Mantos Negros. É que as mulheres, pelos vistos, têm de ser "mantidas no seu lugar", segundo Adolfo...

Neste livro, a noção de luz e sombra, de vida e morte está sempre presente. Concede mais explicações sobre os habitantes do universo criado pela autora; mantém o tom de perigo, mas achei que traz poucos desenvolvimentos para a história em si, não que tal seja negativo. É o recuperar de fôlego do primeiro livro e o aquecimento para o último volume. Deixou as minhas expectativas muito elevadas para o próximo...
No livro mantém-se também a preocupação que tem sido demonstrada acerca do papel da mulher na sociedade e do respeito pelas forças da Natureza. Notei também uma melhoria em relação às personagens, com Lucien e Diana, os egoístas, postos de lado por agora.. Senti-me próxima da maioria, já que se notavam as suas emoções, como a melancolia e a solidão de Morag, a impetuosidade de Breana, a força perigosa de Ashk, e há situações - e relações - ternurentas.
Foi um livro que encheu as medidas e espero gostar tanto do último.
Já leram esta trilogia?

Boas viagens à lareira!
Sinopse
 


2 comentários:

  1. Bom, avisas que há spoilers ao primeiro livro por isso... lamento mas não vou ler esta opinião. Sabes como é, está na estante!! Gostaste não foi? É o que importa!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Good girl, assim é que é :D
      Ahahah e recomendo-to, já sabes.

      beijinho!

      Eliminar