sexta-feira, 15 de abril de 2016

Divulgação | "Doze Segredos da Língua Portuguesa", Marco Neves

A nossa língua como nunca a tinha visto 

 
Doze Segredos da Língua Portuguesa
Marco Neves
15x23
240 páginas
15,50 €
Não Ficção/Língua Portuguesa
Nas livrarias a 20 de Abril
Guerra e Paz Editores
Sabia que andam por aí a circular erros que não são erros?
Sabia que as crianças precisam de muitas palavras para crescerem bem?
Sabia que há uma relação entre o acordo ortográfico e a guerra na Ucrânia?
Sabia que a palavra «saudade» não é impossível de traduzir?
Sabia que todos os portugueses têm sotaque?
Sabia que o português e o galego estão tão próximos que, às vezes, se confundem?
Sabia que os palavrões fazem bem (mas não convém abusar)?

Doze Segredos da Língua Portuguesa é o livro que lhe conta tudo isto e muito mais. De autoria de Marco Neves, tradutor, revisor, professor, leitor e conversador, Doze Segredos da Língua Portuguesa é o livro essencial para quem se preocupa com o português e, ao mesmo tempo, não quer ficar preso a mitos e ideias-feitas sobre a nossa língua. Num estilo claro e bem-disposto, Marco Neves revela doze segredos da língua portuguesa para quem gosta de conhecer e usar as palavras no dia-a-dia, sem manias. Quantas vezes não nos vimos confrontados com situações como esta:

«Já todos conhecemos esta mania de muitas pessoas... Dizemos, delicadamente: «Queria um café, se faz favor.» Resposta: «Queria — ou quer?» — acompanhada de sorriso satisfeito, de quem apanhou o outro numa falta qualquer, não se sabe bem qual. Então, cá vai a novidade: as línguas são mais complicadas do que as nossas lógicas da batata. As línguas são um conjunto de hábitos pouco arrumados e, neste caso, a forma como a língua portuguesa, sempre matreira, encon­trou para expressar a delicadeza dum pedido foi usar o pretérito imperfeito em vez do arrogante presente do indi­cativo. Os linguistas até encontraram um nome para o fenómeno: «imper­feito de cortesia».
Deixem-se disso. Usar o pretérito imperfeito para expressar um desejo é ilógico? Talvez. Mas a língua é ilógica! E, neste caso, ainda bem. Sempre é mais simpático assim.»

Nas livrarias a 20 de Abril. A sessão de lançamento decorre a 27 de Abril, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação de Fernando Venâncio.


Mais informações

4 comentários:

  1. Muito curiosa com este livro. Este tema interessa-me sempre! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D tb fiquei, parece-me muito bom.

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. R: eu tenho algumas séries em atraso, então tenho deixado sair o máximo de episodios para depois "papar" uma temporada num dia só LOL odeio ficar à espera! Então ainda não comecei a ver a 4ª temporada *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem :D caí no erro de ver a 4ª de semana a semana e perde parte do impacto (e a expectativa até doi lol)

      Eliminar