segunda-feira, 13 de junho de 2016

"Que Esperam os Macacos", Yasmina Khadra

Descobri Yasmina Khadra através da Spi do Delícias à Lareira que me emprestou "Os Anjos Morrem das Nossas Feridas", um livro de que não esperava gostar tanto como gostei. Fiquei curiosa por ler mais do escritor, tanto pelo estilo de escrita como pela forma de expor problemas sociais ao longo do romance.
Comecei "Que Esperam os Macacos" com expectativas elevadas e foi exactamente o estilo de narrativa que estranhei. Pareceu-me muito opinativo, como se o autor não tivesse conseguido evitar passar para o papel os seus próprios juízos, mas assim que entrei no enredo recuperei o fascínio por Khadra. Consegue ser empolgante e dei por mim a tentar resolver o caso, apesar de este ser mais do que um romance policial.
Neste livro, acompanhamos uma investigação encabeçada por Nora, que não só é mulher num país machista como é homossexual, que ficou encarregue de desvendar o caso da  jovem encontrada morta com uma mutilação no mínimo estranha. Isto parece ser apenas um fait divers num país corrupto, onde até o "patrão" de um grupo dos media, Ed Dayem, tem de publicar os "factos" que o "Todo-Poderoso" Haj Hamerlaine ordena que existam. Deparamo-nos, assim, com um retrato de uma Argélia governada nas sombras - ou melhor, em "águas turvas" - onde a justiça e a opinião pública são influenciadas por quem as tem nas mãos. Nora e Zine nadam contra a corrente, e fica a pergunta: que esperam os macacos?
Gostei muito deste romance e não fosse a escrita teria sido perfeito para mim, até porque Khadra consegue apresentar personagens realistas com as virtudes e defeitos de qualquer ser humano,tal como prefiro. 

Sinopse
Já o leram? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

Nota: O exemplar lido foi cedido pela Editorial Bizâncio para opinião, a que desde já agradeço pela oportunidade.

8 comentários:

  1. Olá Su,

    Ainda me lembro vagamente desta história. Também avancei com as expectativas em alta e no fim a tal escrita do autor desiludiu um pouco. Mas continua a ser Yasmina Khadra e o retrato social que ele descreve não deixa de ser fascinante. Já viste bem as dificuldades que apareceram à resolução do crime só para que os "poderosos" não fossem tocados? E os comentários que fazem a Nora (muitas vezes pelas costas) por ser uma mulher detective e, ainda por cima, gay? Ah e lembro-me da maluca da "namorada" nela - belos pares de chapadas ahahahah

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, spi,
      Sim, o retrato é feito de forma excelente. A questão dos "poderosos" chega a ser revoltante :S coitada da Nora... Bem tentava impor-se. A namorada era tão estúpida. Era mesmo o ponto fraco dela. Enfim.
      Por acaso não estava à espera da atitude de Zine no final, mas adorei (hehe).

      beijinhos

      Eliminar
    2. Confesso que já não me lembro do que se passa com Zine no final... Ele tenta vingar a morte de "alguém"? É isso? Se não for depois tens que me lembrar.

      Eliminar
    3. Sim, acaba por ser. Deixa de ser "macaco" :p e até recupera do problema dele e tudo...
      Oki, depois falamos :p

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Já li um livro do autor e gostei muito mas realmente já tinha lido que este não era tão bom como o anterior. Mas gostei da tua opinião e mesmo assim, estou curiosa para ler mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      O autor é muito bom. Sim, em termos de escrita achei mais fraco, mas a crítica social continua e em muito boa forma. Acho que vais gostar deste. Obrigada!

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Que pena que desiludiu um pouco. Eu gostei deste livro.
    Espero ler mais livros dele.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,
      Foi, estava à espera da linguagem de "Os Anjos Morrem das Nossas feridas". Ainda assim é um livro bom,mas não em apaixonou como o outro. Também quero :D

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar