domingo, 20 de novembro de 2016

Divulgação | "O Islão Político: Ontem e Hoje", John M. Owen

Género: Ensaios e Documentos / Política 
Tradução: José Roberto/João Quina Edições 
Formato: 15 x 23,5 cm 
N.o de páginas: 344 
Data de lançamento: 18 de novembro de 2016 
PVP: € 18,80 
ISBN: 978-972-25-3279-2

Sinopse: 
O Islão político tem sido muitas vezes comparado a movimentos ideológicos do passado, como o fascismo ou a teocracia cristã. Será que essas analogias são válidas? Como pode o mundo ocidental de hoje responder aos desafios do Islão político?
Assente numa abordagem original para responder a esta questão, John Owen compara a luta entre o islamismo e o secularismo a outros choques ideológicos ocorridos na história do Ocidente. Ao examinar os últimos conflitos – como foram apoiados por redes subterrâneas, como fomentaram o radicalismo e a revolta e como desencadearam intervenções estrangeiras e conflitos internacionais – o autor apresenta-nos uma perspetiva inovadora sobre o Islão político.
Owen inclui na sua análise as origens e dinâmicas das lutas do século XX entre comunismo, fascismo e democracia liberal, sem descurar os conflitos religiosos dos séculos XVI e XVII e os antagonismos do final do século XVIII e XIX entre monarquismo e republicanismo. A síntese é um conjunto de ensinamentos que podemos extrair dos sucessos e erros destes conflitos do passado e aplicar no presente debate em torno do Médio Oriente, ajudando-nos a compreender as revoltas atuais no mundo muçulmano, de olhos postos na história da civilização ocidental e nas questões inquietantes associadas à organização das nossas sociedades.

Autor: 
John M. Owen IV é especialista em Ciência Política e Relações Internacionais. Doutorado em Harvard, é atualmente professor da Universidade da Virgínia (EUA) e colaborador do projeto pela Liberdade Religiosa do Centro Berkley de Estudos sobre a Religião, a Paz e os Assuntos Internacionais, da Universidade de Georgetown.
As suas investigações focam-se na forma como as semelhanças e as diferenças ideológicas e culturais transnacionais afetam e influenciam as relações internacionais, na evolução do islamismo e do capitalismo autoritários e nos ciclos de vida dos vários regimes políticos e respetiva expansão geográfica.

Mais informação

Sem comentários:

Enviar um comentário