quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

"O Assassinato de Roger Ackroyd", Agatha Christie

Com o final do ano a aproximar-se, reparei que finalmente cheguei à infame fase do "reading slump". Dei por mim com receio de começar a ler um livro e a ver-me obrigada a devolvê-lo à estante mas, como cada um tem as suas manias, não conseguia sossegar até escolher um. Já repararam como afinal a TV e os jogos do tablet não são tão atractivos se afinal não tivermos nenhum livro à nossa espera? Seres humanos...
Bem, já há muito tempo que não lia Agatha Christie. Foi das primeiras autoras para adultos que li e lembro-me de uma semana de Verão do início da adolescência em que me diverti imenso a devorar "Os Crimes do ABC" e "O Mistério dos Sete Relógios" para desvendar o final. Acontece que dei por mim a ler listas de sugestões para o Inverno para me inspirar e lá aparecia este.
Assim foi e sabem, sugiro policiais para saírem desta fase. Vão mesmo sentir-se a compelidos a ler, porque por mais cansados que estejam, saber quem raio é o assassino vai de certeza atrair-vos para a leitura.

Explicando de forma muito simples, neste livro o fidalgo Roger Ackroyd é assassinado no próprio escritório. É o médico da aldeia, o Dr. Shepard, que nos relata os acontecimentos e depressa percebemos que toda a gente que habitava a casa tinha um motivo para assassinar Ackroyd. Ainda para mais, quando se suspeita que a senhora por quem ele se sentia atraído se tenha suicidado depois de ser chantageada, acusada de envenenar o próprio marido alcóolico.
Parece imenso para uma pequena aldeia, não é? A sorte - ou o azar do assassino - é que, por acaso, Hercule Poirot se tinha mudado para lá e depressa é posto ao leme da investigação pela sobrinha do falecido, Flora.
 
Gostei de ler o livro e até tenho medo de vos expor demasiado sobre ele.  A autora tem o talento de espalhar as informações pela história e é sempre engraçado tentarmos resolver o caso. Por acaso, o culpado estava entre a minha lista de principais suspeitos! É o que dá lermos reviews imediatamente antes de pegarmos num livro. Portanto, já sabem: se querem ser realmente surpreendidos, se leram isto e ainda não leram o livro, não lhe peguem já, nem no próximo dia. Esqueçam-se de que a resolução pode ser surpreendente e de que Agatha Christie sabia o que estava a fazer quando o escreveu.
Para além disso - olhem eu a mudar de conversa - diverti-me a lê-lo. Está envolvido naquela leve ironia das histórias passadas em localidades pequenas, onde abunda a coscuvilhice.
Algumas passagens pareceram-me um tanto teatrais, mas é um policial "à-moda-antiga". onde o mordomo é o primeiro suspeito, e perdoo-o pela sua originalidade. Quando foi lançado deve ter dado que falar...

Sinopse
Já o leram? Digam-me, conseguiram desvendar o mistério?
Boas leituras!

8 comentários:

  1. Olá,

    Já li esta escritora mas este livro tenho mas ainda não tive oportunidade de ler, mas um dia vou ler, sabe sempre bem ler um policial e esta escritora é selo de qualidade ;)

    Bjs e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,
      Quando puderes lê para ver a tua opinião :D
      Tenho mesmo que começar a apostar mais neste género. Já tinha saudades...

      bejinhos

      Eliminar
    2. Para mim o melhor livro que li dela foi mesmo "10 Figuras Negras" :)

      Eliminar
    3. Tenho esse também na estante. Fica para o ano :D

      Eliminar
  2. Olá Su,
    Já li este livro há uns anitos e gostei bastante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      É muito diferente do habitual, gostei hehe

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Su.
    Li o livro este ano e, sinceramente, não fiquei muito surpreendida. Gostei da narrativa e da história mas o final não me satisfez em parte por o ter adivinhado anteriormente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Neuza :D
      Obrigada pela tua visita. Compreendo-te, deve ter faltado aquela sensação de deslumbramento que acompanha um "twist". Como referi na opinião, por acaso era um dos meus suspeitos, e no meu caso até me deu vontade de voltar a ler para perceber as tais pistas do texto.

      Boas leituras!

      Eliminar