domingo, 8 de janeiro de 2017

"O Escândalo da Temporada", Sophie Gee

Neste romance acompanhamos um jovem Alexander Pope que quer aproveitar a temporada de Londres para acabar um poema e firmar-se como uma celebridade na sociedade. Para além dele, as irmãs Teresa e Martha Blount estão na cidade - em busca de um marido, principalmente. Enquanto isso, Arabella Fermor e Lorde Petre iniciam um namorico que pode por em causa a reputação da beldade ou os planos de rebelião dos jacobitas, que queriam colocar os católicos no poder. O que é certo é que esta relação vai dar azo a um escândalo que levará Alexander Pope  a escrever "O Roubo da Madeixa de Cabelo", o poema que o firmou no círculo londrino.

Foi uma boa leitura, principalmente pelo carácter cómico do livro. Como leitores, temos acesso a vários costumes da época e adoro isso. É engraçado perceber como naquelas primeiras décadas do séc. XVIII as classes mais altas pareciam um autêntico "rebanho", já que todos primavam por usar os mesmos cortes de roupa, falar da mesma maneira, ter os mesmos gestos e - o que achei fenomenal - ler o que todos liam. Para quê perder tempo a ler algo se mais ninguém o conhece? Neste livro isto é caracterizado com um toque de sátira que é muito do meu agrado. 
Da mesma forma, gostei de conhecer um pouco sobre a juventude de Alexander Pope. Por coincidência, há muitos anos atrás, tinha uma citação do poeta no meu perfil do chat do MSN, sem fazer ideia do que o terá catapultado para a fama.
Ainda assim, como o enredo do livro se centra muito na relação de Arabella e Robert, e as cenas se sucedem entre encontros no café, bailes e piqueniques, soube-me a pouco. Acho que me veio a matar saudades de histórias como a de "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, ou do filme "Valmont", mas esperava mais. É claro que o grupo a que as personagens centrais pertencem não tem muito mais para ocupar os dias do que fazer visitas, coscuvilhar e tentar subir na vida através de relações, o que pode explicar a minha sensação de que pouco ou nada se passou...
O certo é que li o livro com gosto, apesar de não o achar "excelente". Simpatizei muito com o protagonista, gostei da amizade dele com Martha e a nível de crítica social acho que o livro tem algum valor. 

Sinopse
Já leram o livro? Qual é a vossa opinião?
Boas leituras!

2 comentários:

  1. Olá Su,
    Não conhecia o livro mas, pela tua opinião, parece ser uma leitura bastante agradável e interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,
      Sim, é como digo, a nível da crítica social vale a pena e lê-se bastante bem. Foi uma boa leitura para aqueles dias, em que precisava de algo mais leve (mas ainda assim, "consistente" hehe).

      bejinhos

      Eliminar