quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Livros que ficaram a meio em 2017

No ano passado voltei a cair no meu mau hábito de abandonar leituras. Eu sei que devia insistir em continuar a ler um livro que me aborrecesse, ou para o qual não sentisse o mínimo de afinidade, mas já reparei que muitas vezes um livro menos bom foi lido numa época que não o pedia. Ainda assim, há sempre aqueles casos de que aquela leitura não é para mim, e prefiro deixar de insistir.

Regressaram à estante para mais tarde:

"Cloud Atlas", de David Mitchell : é um livro que quero muito ler, principalmente desde que vi filme. Segue uma estrutura muito peculiar, pois está dividido em várias "noveletas", mas na altura pedia uma história mais "tradicional" e preferi deixá-lo em "repouso" para o aproveitar melhor.

"A Informadora", de Lindsay Davis: é um romance policial ambientado em Roma durante o Império. Deve ter sido a segunda vez que lhe peguei e teria tudo para uma leitura leve e com um toque humorístico, já que  a protagonista/narradora tem a sua piada, e sendo de época, puxava a minha atenção. O problema é que a escrita era de facto "leve" e não me captava a atenção. Não queria desistir de vez dele, pelo que prefiro guardá-lo para outra ocasião.

"O Alienista", de Machado de Assis: é uma novela que pede uma leitura rápida, mas algo na história não me agarrou. Talvez a ideia seja mesmo mostrar um protagonista louco, que aponta os outros como loucos e não o sente ele próprio, mas prefiro lê-lo um dia, talvez. Não tão depressa.

"O Terceiro Gémeo", de Ken Follet: estava super curiosa com este livro e acreditem, continuo a estar. Gosto do tom de conspiração que por ali paira, mas embirrei com a protagonista e comecei a piscar o olho a outros livros. Fez-me "alguma" impressão a personagem defender o rapaz por quem tem um fraquinho da acusação de violação da melhor amiga... Dá para perceber que provavelmente a protagonista tem razão, mas pedia-se mais explicação para isso do que o que o instinto lhe diz, certo? 
De qualquer forma, quero lê-lo para tirar as teimas - e porque o tema me chama muito a atenção...

Desisti mesmo de:

"A Marca das Runas", de Joanne Harris: perdi belos dias de leitura a insistir em continuar a lê-lo, mas a verdade é que aquele toque de fantasia no início teve a sua piada. No entanto, não vi ali qualquer sentido. Acho que Joanne Harris tentou criar um universo próprio baseado nas lendas nórdicas, onde os deuses estão adormecidos e uma organização muito similar à Inquisição se digna a exterminar a magia, mas faltou ali "qualquer coisa". Para já, era demasiado familiar com a trilogia de "Os Pilares do Mundo" de Anne Bishop, mas sem a mestria desta última, pelo que nunca me pareceu "real". Nunca me senti transportada para lugar nenhum e depois aquelas personagens... Não eram humanas, nem eram realistas, e talvez lhe achasse alguma piada na pré-adolescência, mas nem os toques sobre mitologia nórdica me encantaram. É um livro estranho, e não da maneira engraçada. Desisti dele de vez.

E vocês, deixaram leituras a meio no ano passado ou insistiram para as acabar?
Boas leituras!

 

6 comentários:

  1. Olá, Su!
    Hoje em dia, não acho que abandonar uma leitura seja um mau hábito. Dantes fazia os possíveis e os impossíveis para ler um livro medíocre até ao fim, sempre na esperança de que ele me desse algo que me fizesse mudar de opinião. Atualmente, se não me agarra depois de mais de uma boa quantidade de páginas lidas, fecho a leitura e devolvo-o à estante. Dói-me se for um livro meu, mas para quê perder tempo com um livro mau se tenho TANTOS bons à minha espera?
    O ano passado não deixei nenhum livro a meio simplesmente porque não calhou...
    Beijinhos e leituras muito saborosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana,
      Obrigada pelas tuas palavras :D
      Pois é, há tanto por descobrir... Ainda assim, fico com algum sentimento de culpa :P

      beijnhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá, Su,
    Eu sou de fases. Tenho alturas que não tenho problemas em abandonar livros e outras em que faço um grande esforço para terminar livros.
    Desses todos que referistes só li o Cloud Atlas e confesso que não fiquei fã.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita,

      Até tenho medo das minhas expectativas em relação a ele...

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Su,
    Olha se antes tinha problemas em abandonar livros agora não tenho nenhuns! Há tantos livros para ler, para quê sofrer?!
    Da tua lista li apenas "O Terceiro Gémeo". E confesso que gostei, mas não adorei.
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura,

      Pois é, não a vale a pena hehe vou-lhe dar outra oportunidade, mas acho que tenho mesmo de estar no "mood" para aquele género.

      beijnhos e boas leituras

      Eliminar